Programa Proximidade chega à Usina Emborcação, da Cemig

Ações promovem segurança e capacitação da população residente em áreas de hidrelétricas

Por Admin 21/11/2017 - 16:30 hs
Foto: Divulgação
Programa Proximidade chega à Usina Emborcação, da Cemig
Usina Hidrelétrica de Emborcação no município de Araguari

O Programa Proximidade, da Cemig,  chega à Usina Emborcação, na terça-feira (28/11). O evento acontecerá na  Auditório da Usina, no Km 4,5 da rodovia BR-050, em Araguari, com o objetivo levar às comunidades próximas à hidrelétrica um debate sobre procedimentos de segurança adotados nas operações do reservatório.

Por meio do Proximidade, a Cemig estimula o relacionamento com a comunidade, abordando, além da segurança e operação em barragens, temas como condições climáticas, aspectos socioambientais e, no caso da Usina Emborcação, a situação hidrológica do Rio Paranaíba. Segundo o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, essa educação voltada para recursos hídricos tem impacto relevante na vida das comunidades, visto que os períodos de seca prolongada e de chuvas intensas são determinantes para as operações nas usinas.

“Estabelecer esse canal de comunicação com a população local promove a troca de informações ágeis e seguras, possibilitando, dessa forma, a redução de efeitos nos casos de enchentes ou secas”, explica Marcelo de Deus. As ações do Proximidade também envolvem o diálogo e a integração com órgãos que atuam nas áreas de segurança e prevenção dos efeitos das enchentes, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Nesse sentido, será fomentada, ainda, uma discussão que abordará a temática “Cultura da Emergência e Prontidão - Preparação ao Plano de Ação de Emergência da UHE Emborcação”, em atendimento à Lei 12.334/2010 (Lei de Segurança de Barragens), como meio de sensibilização das comunidades e lideranças municipais da região, em especial os órgãos de defesa civil. O público presente também esclarecerá suas dúvidas em relação aos temas propostos e participará de uma visita guiada à usina.
 
Usina Emborcação

As operações na Usina Emborcação começaram em 1982. Localizada no município de  Araguari, a hidrelétrica possui quatro unidades geradoras e sua potência instalada é de 1.192 MW