Presidente do TJMG assume como governador de Minas

Desembargador Herbert José de Almeida Carneiro substitui Pimentel por dois dias

Por Admin 14/11/2017 - 11:11 hs
Foto: Divulgação
Presidente do TJMG assume como governador de Minas
O desembargador Herbert Carneiro permanece no cargo até esta terça-feira, 14 de novembro.

Em função do afastamento temporário do governador Fernando Damata Pimentel, ausente do país para compromissos de trabalho, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, assumiu nessa segunda-feira (13) a função, no Palácio da Liberdade. Herbert Carneiro permanece no cargo até esta terça-feira, 14 de novembro.

Em seu primeiro dia de trabalho, o governador interino recebeu os secretários de estado da Casa Civil, Marco Antônio de Rezende Teixeira, e de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, bem como o responsável, no momento, pela pasta da Fazenda, secretário adjunto Paulo Souza Duarte, que substitui o secretário José Afonso Bicalho Beltrão da Silva.

Além disso, o magistrado esteve com a defensora-pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, e com o assessor institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Gério Patrocínio Soares.

O magistrado é o terceiro na linha sucessória, após o vice-governador Antônio Andrade e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes. O deputado acompanha o Pimentel em viagem a Medellín, na Colômbia, para conhecer soluções locais em transporte e segurança pública. O vice tem outra agenda não divulgada.

Hebert Carneiro


O desembargador Herbert José de Almeida Carneiro nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG).

Formou-se em Direito pela PUC Minas, em 1985.

É mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos.

É desembargador do TJMG desde 2009. Ingressou no TJMG em 1980, na função de atendente judiciário. De 1985 a 1989, atuou como advogado nas comarcas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Ingressou na magistratura mineira em 1992 e atuou nas comarcas de Almenara e Caratinga, onde exerceu também as funções de juiz eleitoral e juiz da Infância e Juventude. Em dezembro de 1998, foi promovido, por merecimento, para a comarca de Belo Horizonte, onde passou a exercer a função de juiz-diretor do Juizado Especial Criminal, até 2002.

Foi juiz-orientador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e juiz da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte. Exerceu os cargos de presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e vice-presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas, ambos órgãos do Ministério da Justiça.

Tomou posse como presidente TJMG para o biênio 2016-2018, em 1.° de julho de 2016.

Pimentel na Colômbia

O governador Fernando Pimentel está participando, a partir de dessa segunda-feira (13/11), de missão governamental e empresarial promovida pelo Governo de Minas Gerais na Colômbia, com o objetivo de ampliar parcerias entre instituições e empresas mineiras e colombianas.  Durante a viagem, será promovido o Minas Gerais Day, nas cidades de Medellín e Bogotá, para promoção dos produtos e serviços mineiros naquele mercado consumidor.

Participam da missão, organizada pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e que se estenderá até quinta-feira (16/11), representantes de diversos setores da economia, entre eles, dos segmentos de alimentos e bebidas, energia, vestuário e tecnologia.

Além de estreitar as relações institucionais entre o Minas Gerais e a Colômbia, o foco da missão é buscar alternativas para diversificar a economia mineira e desenvolver parcerias estratégicas. Para isso, serão promovidos encontros de negócios e eventos de networking com empresas e instituições colombianas.

(via Ascom/TJMG e Agência Minas)