Ninho de talentos: três bandas de Araguari se apresentam na 4ª edição do Festival Timbre

Músicos araguarinos subirão, mais uma vez, no palco da 4ª edição do Festival Timbre – por dentro somos iguais – no Teatro Municipal de Uberlândia.

Por Admin 06/10/2017 - 06:39 hs
Foto: Ciro Belluci
Ninho de talentos: três bandas de Araguari se apresentam na 4ª edição do Festival Timbre
Quem abre a programação araguarina é O músico e compositor André Salomão abre nesta quinta-feira (6) a programação araguarina do Festival Timbre. Foto: Ciro Belluci

Do Blog Não Perde Não, da jornalista Cristiane Guimarães

Que a cena musical em Araguari é forte e enche a cidade e região de orgulho não é novidade. Bandas e músicos com excelência estão sempre surgindo no município e tentam driblar as dificuldades e a falta de suporte para seguir nessa carreira tão desafiadora. Eles se apoiam e buscam visibilidade, principalmente, em festivais de música independente espalhados pelo Brasil a fora para divulgarem seus trabalhos.

A 30 km da cidade, nesta quinta-feira e no sábado (7), talentos araguarinos subirão, mais uma vez, no palco da 4ª edição do Festival Timbre – por dentro somos iguais – no Teatro Municipal de Uberlândia. O músico André Salomão e as bandas Lava Divers e Canábicos vão representar a cidade em um dos maiores festivais de música independente da região. Os ingressos estão sendo vendidos nas lojas Fox Club, Lol Café (na UFU) ou pelo site Sympla.

Quem abre a programação araguarina é o músico e compositor André Salomão. Ele dividirá o mesmo palco que os cantores capixabas aclamados Silva e Ana Muller, no espaço interno do Teatro Municipal, nesta-quinta-feira (6), a partir das 19h30. Na bagagem musical, Salomão traz duas músicas premiadas “Rica vida simples” e “Oferta” (em 3º lugar geral) do Festival de Música de Barbacena-MG em 2016 e 2017. Além disso, o cantor esteve à frente, no último fim de semana, do primeiro festival de música Triangulice, que reuniu na praça Getúlio Vargas bandas e músicos araguarinos em dois dias de festa.

No sábado (7), abrem os trabalhos, juntos com outras nove bandas, Lava Divers e Canábicos. Os shows acontecem a partir das 16h, na esplanada do Teatro Municipal. Em um festival que já levaram nomes consagrados como Criolo, Emicida, Nação Zumbi e Pablo Vittar, os músicos de Araguari querem não só representar a cidade, como também mostrar ao público a importância e a qualidade musical das bandas locais.

Sempre elogiada pela imprensa nacional, a banda Lava Divers, com Joe Porto (guitarra e voz), Glauco Ribeiro (baixo e voz), Eddie Shumway (guitarra e voz) e Ana Zumpano (bateria e voz) lançou seu primeiro EP “Lava Divers” ainda em 2014. De lá pra cá excursionou pelo centro do país mostrando seu indie rock com um pézinho no grunge e também no britpop, com mais de 100 shows realizados pelas principais casas de shows e grandes festivais de música independente pelo país.

Para o baixista da banda, Glauco Ribeiro, festivais como o Timbre proporcionam a chance de os artistas locais mostrarem seu trabalho a um público que não teria acesso a essas músicas. “Achamos muito importante as cidades promoverem e incentivarem festivais de música e cultura, pois além de ser uma opção de lazer, ainda estimula o público a conhecer os artistas locais e incita o intercâmbio entre esses músicos com as bandas que estão vindo para participar do festival”, disse. Para este ano, além da agenda da agenda de shows, a banda trabalha a divulgação do primeiro álbum cheio intitulado “Plush”, gravado e mixado no estúdio Rocklab, em Goiânia.

Definida pela mídia especializada como uma das bandas “mais produtivas e criativas”, os Canábicos, trazem na formação o guitarrista Murcego González, Clandestino (vocal), Mestre Mustafá (bateria), Marcelo Chiovato (guitarra), Pablo Vieira (baixo). O novo disco, “Intenso”, foi gravado logo depois que a banda venceu o “Fun Music”, maior festival universitário de música do Brasil. Recém-lançado pela Monstro Discos, o álbum também já soma elogios na imprensa: “Com tantas qualidades, ‘Intenso’ prova que é possível ser acessível sem ser comercial e coloca o Canábicos como um dos nomes interessantes do cenário nacional. ” – Blog Na Mira.

Banda que se apresentou no “palco mundo” do Rock in Rio toca no sábado (7)

Além dos músicos araguarinos, outras bandas da região e nomes nacionais, como a banda Scalene, que se apresentou neste ano no ”palco mundo” no Rock in Rio, Rael convidando Emicida e Tulipa Ruiz, 3030, a cantora Jesuton e Silva, em um show intimista em que canta Marisa Monte (no dia 6), sobem no palco nos dias 6 e 7 de outubro.
A Banda Uó, de Goiânia, Dolores 602 e as cantoras Daniela Borela e Lizandra fecham com chave de ouro a 4ª edição do Festival Timbre, no domingo (8), no Arte na Praça, que acontece na praça Tubal Vilela, em evento aberto ao público.

Mais informações e programação completa do evento

Site: www.festivaltimbre.com.br

Facebook: Timbre Cultural // Instagram: @festivaltimbre