Brasil empata com Bolívia e Argentina, num 0 a 0 com Peru, fica ameaçada de não ir à Copa

Brasil mantém liderança das eliminatórias sul-americanas, enquanto

Por Aloisio Nunes de Faria 05/10/2017 - 23:56 hs
Foto: Lucas Figueiredo/CBF, via Fotos Públicas
Brasil empata com Bolívia e Argentina, num 0 a 0 com Peru, fica ameaçada de não ir à Copa
Bolívia x Brasil pelas Eliminatórias. Foto: Lucas Figueiredo/CBF, via Fotos Públicas

A altitude de 3.600 metros não foi problema, mas o Brasil não conseguiu derrotar a Bolívia em La Paz e empatou em 0x0, nesta quinta-feira (5), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. A seleção brasileira dominou a maior parte do jogo, mas perdeu várias oportunidades, em parte por erros dos seus principais atacantes, Neymar e Gabriel Jesus, e também pela atuação do goleiro Lamp, com uma série de defesas que impediu o gol brasileiro.

Com o resultado, o Brasil, já classificado para a Copa da Rússia, se manteve na liderança da competição, com 38 pontos ganhos, dez de vantagem sobre o Uruguai, o segundo colocado, com 28 pontos, e também com a classificação garantida antes da última rodada das eliminatórias.

A Bolívia, sem chance de classificação, se manteve na 13ª e penúltima posição, com 13 pontos.

O Brasil fará a sua última partida na próxima terça-feira, dia 10, contra o Chile, no Estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, em São Paulo.

Argentina

Na sequência da rodada dessa quinta-feira, a Argentina empatou com o Peru em 0 x 0 e caiu para o 6º lugar, com 25 pontos, em jogo dramático em Buenos Aires, no mítico estádio La Bombonera, do Boca Juniors. O resultado faz com que os argentinos não dependam mais apenas de si para alcançar a vaga entre os quatro primeiros colocados que se classificam para o mundial. O jogo foi dramático e aconteceu em Buenos Aires, no mítico estádio La Bombonera, do Boca Juniors.

Faltando apenas uma rodada, mesmo vencendo o Equador na próxima terça-feira (10), os argentinos garantem apenas a repescagem para disputar uma vaga na Rússia com a Nova Zelândia, representante da Oceania. Já um empate pode até deixar o time de Messi definitivamente fora da copa, a depender dos resultados dos outros jogos.

Para chegar nas quatro vagas, a Argentina precisa vencer o Equador e torcer para um empate entre Peru e Colômbia ou por uma vitória do Brasil, seu maior rival e já classificado, contra o Chile. Se perder o jogo em Quito, estará eliminada. O Uruguai, que poderia ter se classificado se vencesse a Venezuela, apenas empatou em 0x0 e depende de um empate no jogo com a Bolívia, penúltima colocada, na rodada final.

Resultados da rodada e classificação

Os resultados da 17ª rodada das eliminatórias sul-americanas foram os seguintes: Bolívia 0x0 Brasil; Venezuela 0x0 Uruguai; Colômbia 1x2 Paraguai; Argentina 0x0 Peru; Chile 2x1 Equador.

A classificação é a seguinte:
1º, Brasil, 38;
2º, Uruguai, 28;
3º, Chile, 26;
4º, Colômbia, 26;
5º, Peru, 25;
6º, Argentina, 25;
7º, Paraguai, 24;
8º, Equador, 20;
9º, Bolívia, 14;
10º, Venezuela, 9.

Última rodada

Esses são os jogos da última rodada das eliminatórias, todos eles na terça-feira da semana que vem, dia 10:
 
Paraguai x Venezuela (20h30, Defensores del Chaco)
Brasil x Chile (20h30, Arena Palmeiras)
Equador x Argentina (20h30, Estádio Olímpico Atahualpa)
Peru x Colômbia (20h30, Estádio Nacional do Peru)
Uruguai x Bolívia (20h30, Centenário)