Encontro Literário do Cerrado reunirá escritores regionais e nacionais em Uberlândia

Evento terá Ziraldo, Tiago de Melo Andrade, Eloi Zanetti, encontro de escritores regionais, fóruns, oficinas, feira de livros e muito mais entre os dias 26 e 30 de setembro

Por Admin 22/09/2017 - 10:43 hs
Foto: Divulgação
Encontro Literário do Cerrado reunirá escritores regionais e nacionais em Uberlândia
A expectativa da organização do Elicer é receber um público de aproximadamente 50 mil pessoas nos cinco dias de evento. Foto: Divulgação

Uberlândia terá uma semana inteira dedicada à literatura e inovação durante a realização da segunda edição do Encontro Literário do Cerrado (Elicer), que acontece de 26 a 30 de setembro no Centro de Convenções da Unialgar, no bairro Granja Marileusa. Considerado já um dos dez maiores eventos literários do Brasil, o Elicer conta em sua programação com feira de livros, oficinas, debates, café literário, contação de histórias, apresentações culturais e fóruns com escritores regionais e ainda a participação de nomes conhecidos do cenário nacional, tais como, Ziraldo, Tiago de Melo Andrade, Eloi Zanetti, José Santos, Carlos Seabra e Fernanda de Oliveira.

A expectativa da organização do Elicer é receber um público de aproximadamente 50 mil pessoas nos cinco dias de evento. Na primeira edição, em 2015, 38,8 mil pessoas participaram do encontro. A entrada é gratuita.

Serão 22 espaços distribuídos numa área de 6.000 m2 para a realização de atividades culturais, educacionais, empreendedorismo e geração de negócios. “A gente quer fazer em Uberlândia um evento que seja diferente do que está sendo feito no Brasil. O Elicer não será apenas feira de livros. As escolas públicas terão a oportunidade de apresentarem no evento suas atividades feitas em sala de aula, o que é uma condição de inclusão social. Vamos trazer também as escolas privadas e universidades para participar do Elicer”, informa o gestor do Elicer, Humberto Paes Leme.

A Secretaria de Estado de Educação irá disponibilizar 11,5 mil vales-livros que serão distribuídos para alunos e professores das escolas estaduais, além de transporte e lanche. O município também ofereceu condições para facilitar a participação de milhares de alunos da rede municipal – incluindo de escolas rurais - que, inclusive, serão contemplados individualmente, com um livro cada, doados pela organização do Elicer, que também destinará mais 6 mil livros a alunos de escolas particulares que forem ao evento.

Nesta edição, o Elicer terá como foco a literatura e inovação. Além do Espaço Tecnologia, em parceria com o Instituto Algar, o evento traz como novidade a transmissão via internet das atividades para todo o país.

O Elicer é realizado pela Pool Comunicação e tem como apoiadores o Governo do Estado, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Sesc Minas, Instituto Algar, TV Integração, Senac, Instituto Alair Martins, Instituto Algar e Editora Melhoramentos.

| Ziraldo

 
O autor de “O Menino Maluquinho” abre a programação com uma palestra na tarde do dia 26, como parte da programação de seus 85 anos de idade.

Ziraldo é o embaixador do Projeto Escola Parceira da Leitura, uma iniciativa recém-lançada pela Editora Melhoramentos com o objetivo de ampliar o repertório literário dos estudantes e auxiliar os estabelecimentos de ensino a formar leitores competentes.

A iniciativa engloba um conjunto de ações para envolver todos os atores da comunidade: alunos, professores, famílias, funcionários. O projeto disponibiliza um acervo de livros da Editora Melhoramentos em um evento especial, que conta com a presença de renomados escritores e palestrantes.

Clique aqui para conferir a programação completa do Encontro Literário do Cerrado