Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa segunda-feira

A campanha é voltada para as crianças menores de 5 anos e adolescentes de nove a 14 anos.

Por Aloisio Nunes de Faria 08/09/2017 - 11:13 hs
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa segunda-feira
As vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde e nos distritos

Começa na segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 para crianças e adolescentes. Todas as vacinas disponíveis pelo SUS para estes públicos serão oferecidas nas unidades básicas de saúde de Araguari até o dia 22 de setembro. A campanha será realizada também na zona rural e nos distritos.

A campanha é voltada para as crianças menores de 5 anos e adolescentes de nove a 14 anos. Estarão disponíveis as vacinas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.

Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.

A ação tem por objetivo atualizar ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta desse público, disponibilizando mais de dez tipos de vacina para o combate de diversas doenças.

Lúcia Hirono, coordenadora de Epidemiologia, da prefeitura de Araguari alerta para a necessidade da caderneta de vacinação.“É imprescindível que todos levem a caderneta das crianças e dos adolescentes para que a atualização seja efetuada de forma correta”, ressaltou.

De acordo com oas informações, a Campanha de 2017 traz o esquema vacinal contra BCG, difteria, tétano, coqueluche, pneumocócica, rotavírus, poliomielite, varicela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, meningite C, hepatite B e HPV e é muito importante que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes para receberem essas doses”, destacou Eunice Raquel Amorim, gerente de imunizações do município.

Dia D

O “Dia D” de mobilização será realizado no dia 16 de setembro (sábado) com a abertura de todas as unidades de saúde, inclusive nas de Amanhece, Piracaíba e Contenda, das 08h às 17h.

No dia 18, segunda-feira, a mobilização também acontecerá no Porto Barreiro – no salão da igreja – das 8h às 11h. No Barracão, será na Unidade de Saúde, das 13h às 15h30.

Em Água Clara, a mobilização vai acontecer no dia 20, quarta-feira, na escola local, das 9h às 15h.