Araguari implanta comitê de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

O Comitê é uma atribuição da secretaria municipal de Saúde e conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Trabalho e Ação Social. Seu objetivo principal é o de intensificar o combate ao mosquito.

Por Admin 01/09/2017 - 09:27 hs
Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari
Araguari implanta comitê de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti
Parceiros do Comitê de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti em reunião na secretaria de Saúde. Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari

A prefeitura de Araguari promoveu reunião nesta quinta-feira (31) com representantes da Vigilância Epidemiológica, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Atenção Primária, de presidentes de bairros e de escolas para a implantação do Comitê de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela.

O Comitê é uma atribuição da secretaria municipal de Saúde e conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Trabalho e Ação Social. Seu objetivo principal é o de intensificar o combate ao mosquito.

Durante o encontro, o secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, ressaltou a importância da participação da população, como um todo, como corresponsáveis, exercendo a cidadania. “Saúde é um direito de todos e dever do estado. E a equipe de saúde tem lutado muito para manter a cidade limpa. Foram realizados, desde o início do ano, 15 mutirões, extremamente necessários. Mas é preciso que a população participe mais efetivamente", ressaltou.

Disse ainda o secretário, alerando sobre a necessidade de conscientizar a população: "O trabalho que os agentes de saúde fizeram é excelente, mas precisamos intensificar esse trabalho, precisamos divulgar, porque a dengue, a Chikungunya, a Zika e a febre amarela são doenças de pobreza, de sujeira. Se não tivermos nossas casas limpas, não vamos ficar livres dos vírus. “Nós limpamos porque temos a responsabilidade de cuidar da saúde da população. Mas precisamos avisar a população que eles precisam cuidar de suas moradias.”

De acordo com o secretário, não somente em Araguari, mas em todo o país, a maioria da população foi imunizada. Mas há a possibilidade do vírus se multiplicar, pois ele tenta se manter vivo. Por isso, é essencial que toda a população fique em alerta, visto que o período das chuvas está chegando.

A enfermeira e Coordenadora de Vigilância em Saúde, Fernanda Abadia Vieira Felix, esclareceu que o município está cumprindo as metas, mas o Indicador 9 (medida de avaliação do sistema de saúde) exige a implantação do Comitê de Enfrentamento, com o objetivo de fortalecer a união entre os órgãos e a comunidade. “Com isso, serão também fortalecidas as ações e prevenções dessas doenças, além de que, estando em dia com o indicador, teremos verbas destinadas às mais ações de prevenção de outras doenças. Além de cumprir o indicador, estaremos mantendo a população sempre informada, ” disse a Coordenadora.

O Comitê de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya, Zika e Febra Amarela deverá conter outros segmentos representativos que serão convidados e, posteriormente, nomeados em Decreto, fazendo cronograma de reuniões para melhor programação de todos.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Araguari