No meio do caminho tinha um trem: vagão ferroviário é instalado em canteiro central de avenida de Araguari

Veículo foi doado pela VLI à comunidade araguarina, por ocasião do aniversário de 129 anos da cidade

Por Admin 25/08/2017 - 23:34 hs
Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari
No meio do caminho tinha um trem: vagão ferroviário é instalado em canteiro central de avenida de Araguari
O vagão servia como alojamento para abrigar funcionários em serviço nas linhas férreas. Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari

Um vagão ferroviário foi instalado nesta sexta-feira (25), sobre os trilhos desativados da antiga Estrada de Ferro Goiás, no canteiro central da avenida Mato Grosso, em seu encontro com a avenida Coronel Belchior de Godoy, no Bairro Santa Terezinha. Segundo a prefeitura, responsável pela instalação, o veículo é fruto de doação da VLI à comunidade araguarina, por ocasião do aniversário de 129 anos da cidade.

De acordo com as informações, o vagão foi reformado e transportado pela empresa doadora. Ele possui equipamentos de cozinha, banheiro e dormitório com armários e camas.

Ainda segundo a prefeitura, toda a montagem, como a iluminação interna e externa do local, ainda será providenciada, oferecendo aos visitantes uma ideia do que foi o meio de transporte mais utilizado no município durante décadas.

| Alojamento

Segundo o arquiteto Gláucio Henrique Chaves, estudioso da história ferroviária, o vagão servia como alojamento para abrigar funcionários em serviço nas linhas férreas. Segundo ele, no pátio da Estrada de Ferro Goiás em Araguari existiam vários deles. Com a mudança da legislação trabalhista, caíram em desuso. "Eram feitos meio que artesanalmente nas oficinas da companhia, localizadas na parte dos fundos do Palácio dos Ferroviários”, concluiu.

Seu posicionamento estratégico oferece visibilidade e significação ao veículo, que servirá, segundo a prefeitura, para abrigar informações turísticas do município, além da venda de produtos do artesanato local, que ficarão à disposição num quiosque a ser instalado ao lado. Ainda de acordo com as informações, estão planejadas também atividades e ações que remetem à valorização da história da ferrovia em Araguari.

Presente à instalação do veículo, Celso Toledo,  Supervisor de vagões do Corredor Centro Sudeste da VLI , disse que é uma satisfação entregar o vagão com as cores originais a Araguari, onde sua empresa tem 400 empregados. “Certamente muitos aposentados também ficarão felizes em rever esse vagão que faz parte da história ferroviária da cidade ", ressaltou.

O prefeito Marcos Coelho destacou a relevância da instalação de vagão. “Estamos resgatando a identidade de nossa cidade. Podemos, pela simples visita ao vagão, oferecer às pessoas que não tiveram a oportunidade de andar em trens a nossa história. Ao entrar no vagão, eles sentirão a emoção de uma volta no tempo”, ressaltou.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Araguari