Grupo EMCANTAR integra ações de combate ao trabalho infantil em Araguari

Escolas da cidade receberam durante a semana palestras e o espetáculo ‘Sarau’

Por Admin 10/08/2017 - 15:40 hs
Foto: João Aleixo
Grupo EMCANTAR integra ações de combate ao trabalho infantil em Araguari
Grupo EMCANTAR nas escolas em Araguari - Foto: João Aleixo

Diga Não ao Trabalho Infantil! Esse é o tema de uma série de atividades realizadas em Araguari, entre os dias 1 e 8 do corrente mês. Nesse período, a Secretaria de Trabalho e Ação Social do município iniciou um ciclo de palestras em escolas públicas com o intuito de identificar locais onde o trabalho infantil acontece e também de conscientização com vistas à erradicação. 

As palestras envolveram cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes e profissionais da área de Educação, e foram encerradas com a apresentação do espetáculo ‘Sarau’ do Grupo EMCANTAR.

Com foco em canções populares e brincadeiras, o espetáculo defende a infância como tempo de brincar, de aprendizado e convivência, reforçando a ideia de que criança não trabalha. O repertório alegre e lúdico também denota a importância de promover a cultura do brincar para a infância e adolescência, garantindo aos meninos e meninas seus direitos e deveres conquistados.

“Desde 1996, o Grupo EMCANTAR trabalha com a infância e pela infância. Para as crianças, buscamos criar espaços para o incentivo ao desenvolvimento pessoal, social e cognitivo em nossas oficinas, espetáculos e produtos. Aos adultos, reforçamos o convite para o cuidado com a infância e a adolescência, para assim formarmos redes de proteção a essas fases da vida. Por isso, fez todo sentido estarmos junto com a Secretaria de Trabalho e Ação Social nessa iniciativa e foi surpreendente presenciar o efeito positivo desse projeto nas escolas por onde passamos”, comentou Maíra Ávila, artista e coordenadora de comunicação do Grupo EMCANTAR.

Segundo a Secretária Municipal, Eunice Mendes, as ações iniciais de combate ao trabalho infantil foram bem sucedidas e terão continuidade. “Fechamos as primeiras ações com chave de ouro através da parceria com o Grupo EMCANTAR, que encantou a todos com músicas que nos remetem à infância e reforçam o tema do nosso projeto”, disse.
As ações de combate ao trabalho infantil em Araguari preveem ainda concurso de desenho e redação nas escolas, e a realização de um fórum sobre o assunto.

Conheça as escolas que receberam a ação nessa semana:
- E.E. Cel Lindolfo Rodrigues da Cunha (Distrito de Piracaíba)
- E.E. Artur Bernardes (Distrito de Amanhece)
- C.E.M. Rosa MameriRade (Zona Rural / Alto São João)
- E.E. Raul Soares (Centro)
- E.E. Madre Maria Blandina (Bairro Industrial)
- E.E. José Carneiro da Cunha (Bairro São Sebastião)

Mais sobre EMCANTAR

EMCANTAR é uma companhia cultural cuja visão é fazer arte e encantar pessoas. Sua atuação se divide em duas frentes:Grupo artístico EMCANTAR; e EMCANTAR Social.

Em 20 anos de história, o Grupo Artístico EMCANTAR já realizou mais de 800 apresentações, incluindo passagem por Washington (EUA), já tendo atingido um público de cerca de 300 mil espectadores, com 18 mil produtos distribuídos, e seis álbuns lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro, em espetáculos voltados para a infância e para família. Neste ano, o Grupo passa a contar com o patrocínio da empresa de soluções tecnológicas, Adaptive.

Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública. As atividades envolvem música, teatro, literatura, audiovisuale brincadeiras da cultura popular. O resultadosão sete livros de autoria coletiva publicados, dois DVDs com produções audiovisuais, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como: Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL Araguari, dentre outros.

(via Ciclo/Ascom)