Ações relativas ao meio ambiente acontecem nas escolas municipais de Araguari

Por Admin 28/06/2017 - 18:50 hs
Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari
Ações relativas ao meio ambiente acontecem nas escolas municipais de Araguari
Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari

A Secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, realizou várias ações no mês de junho, mês em que se comemora o Meio Ambiente, das quais a duas são destacadas pela assessoria de comunicação da prefeitura municipal:
 
PLANTO DE MUDAS DE ÁRVORES
 
No dia 21, foi realizado um plantio de mudas de árvores na nova sede do CMEI Padre Nilo.A ação contou com o apoio e a presença do comandante Ten. Ivanir Clementino de Brito e do Sargento Flexi Líbano, do 4º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, e do Cabo Sarah Barbosa, da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar. Estiveram presentes também o secretário de Educação, Werley Macedo, a Assessora Especial Iara Faria, o subsecretário José Carlos, a coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, Sílvia Helena, e a equipe da Secretaria de Educação.


Os alunos dessa unidade escolar, em conjunto com idealizadores e apoiadores da ação ambiental, protagonizaram uma prática de reeducação ambiental ao demonstrar um ato de preservação e sustentabilidade, em que se prioriza uma escola mais humana e mais florida com o plantio dessas novas mudas de árvores.

As mudas plantadas foram a murta, o hibisco, o ipê amarelo, o resedá e a quaresmeira. A murta é um pequeno arbusto perene, por vezes considerada uma árvore pequena, mas que pode crescer até cinco metros de altura. O hibisco apresenta flores e folhas exuberantes; o ipê amarelo é hermafrodita, cuja floração amarela inicia-se no final de agosto e a frutificação ocorre entre setembro e fevereiro, dependendo da região.

ENCENAÇÃO DE TEATRO AMBIENTAL
 
Os alunos do Centro Educacional Municipal Prof. Hermenegildo Marques Veloso, em consonância com o Programa de Educação Ambiental Gira Sol da Secretaria Municipal de Educação, realizaram na noite do dia 27 um teatro ambiental na quadra de esportes.
 
Os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, representaram na peça atitudes imprescindíveis de preservação do ecossistema brasileiro, tais como: Reflorestamento, coleta seletiva de lixo, reciclagem, consumo sustentável, aproveitamento integral de alimentos, produtos biodegradáveis, e uma educação focada na sustentabilidade.
 
Para o Secretário de Educação, Werley Macedo, “todas as ações realizadas no mês de junho tiveram o propósito de se trabalhar a conscientização quanto à preservação da natureza e do meio ambiente por meio de atitudes concretas e pontuais”.