Basquete masculino de Araguari se classifica para a Etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas

Equipe conquistou também o primeiro e segundo lugares entre os principais cestinhas da competição

Por Admin 23/06/2017 - 18:53 hs
Foto: Secretaria de Esporte de Araguari
Basquete masculino de Araguari se classifica para a Etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas
Para alcançar a classificação, a equipe de Araguari venceu quatro dos cinco jogos disputados

O time de basquete masculino de Araguari conquistou o terceiro lugar nas disputas da Etapa Microrregional dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), realizado de 14 a 18 do corrente mês, na cidade de Frutal. O resultado valeu à equipe do técnico Danilo Jair Gomes de Jesus, a classificação para a Etapa Regional da competição, que acontecerá na cidade de Pitangui, de 6 e 10 de setembro.


Para alcançar o resultado, a equipe araguarina venceu quatro dos cinco jogos disputados. Perdeu apenas para o time de Patos de Minas por diferença de um ponto (58 a 59). Os resultados das demais partidas foram os seguintes: Tupaciguara, 77 a 38; Paracatu, 73 a 31; Frutal, 52 a 32; e novamente contra Frutal, 64 a 34, em jogo de desempate que definiu a classificação para a Etapa Regional.

A equipe campeã do grupo foi a representante da cidade de Sacramento, seguida por Patos de Minas, Araguari, Frutal, Araporã, Tupaciguara e Paracatu.

Além da classificação, Araguari também teve três de seus atletas na lista dos cinco principais cestinhas da competição: Pedro Costa Neto, em primeiro lugar, com 95 cestas; Marcilio Gomes de Lima, em segundo, com 66; e Rodrigo Santos na quinta colocação, com 55 pontos em arremessos certeiros.

Em Frutal, Araguari também foi representada no handebol masculino e futsal feminino, mas ambas as equipes não tiveram a mesma sorte do basquete para passar de fase.

OS JIMI

A competição Jogos do Interior de Minas é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais que consiste na mais tradicional competição esportiva do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP)  e Prefeituras Municipais.

Este ano, estão previstas 974 partidas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, com a participação de 194 municípios.

Os jogos têm como objetivo promover o desenvolvimento da cultura esportiva. A realização dos jogos é um estimulo para que os municípios envolvidos atuem ativamente em políticas sustentáveis de incremento ao esporte, criando assim, oportunidades para a prática esportiva nas comunidades onde o JIMI é realizado, além de movimentar a economia local gerando empregos e incremento do turismo nas cidades-sede.

Etapas

A Etapa Microrregional do JIMI, teve disputas ainda nas cidades de Montes Claros (Norte-Central), Pouso Alegre (Sul), Pitangui (Sudoeste-Oeste), Cataguases (Vertentes-Mata), João Monlevade (Metropolitana), Ponte Nova (Caparaó-Aço-Doce), Jequitinhonha (Jequitinhonha-Mucuri) e Frutal (Triângulo-Noroeste) - sede dos jogos das equipes de Araguari nessa etapa.

Os jogos da Etapa Regional acontecerão de 6 a 10 de setembro, nas cidades de Montes Claros, reunindo as equipes das regiões Jequitinhonha-Mucuri e Norte-Central; São João Del Rei, com os jogos dos times do Sul e Vertentes-Mata; Itabira receberá os representantes das regiões Metropolitana e Caparaó-Vale do Aço-Rio Doce; e Pitangui, próximo destino do basquete masculino de Araguari, reunirá os times do Triângulo-Noroeste e Sudoeste-Oeste.

Os times classificados disputarão a Etapa Estadual, a ser realizada na cidade de Lavras, no período de 11 à 15 outubro.